segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Vaso Para Rekengai

Há uns vinte anos, aproximadamente, minha esposa comprou uma "planta da felicidade" e, durante todo este tempo, ela tratou desta planta com muito carinho. Curiosamente, sua copa assumiu uma forma muito inclinada, o que nos obrigava a colocar escoras para sustenta-la.

Com meu interesse recente por criar vasos orgânicos para bonsai, sugeri a Bete que transformássemos aquela plantinha num bonsai do tipo "cascata" (pois ela, a planta, praticamente estava "pedindo isto"), a ser tranplatada para um vaso de minha autoria, especialmente criado para o seu tipo. O resultado será mostrado aqui, nestas três sequências de fotos:

A- Três ângulos da planta da felicidade em seu vaso antigo.









B -A seguir, segue uma sequência de fotos do vaso especialmente feito para ela, medindo 29 cm de altura por 30 cm de diâmetro (em sua boca). A queima se deu a 1.200° C, as cores foram realizadas com engobe e o acabamento final, a frio, com cera siliconada.


























C - O resultado final poderá ser visto a seguir. O responsável pelo transplante foi o Ronaldo, do Bonsai Niterói que, com muita habilidade e conhecimento, a colocou no meu vaso. Segundo ele e seu sócio, Jorge (que me deu dicas ótimas sobre bonsai), trata-se inicialmente de um "Rekengai" (quase cascata) a se transformar futuramente, pela ação da gravidade, em "Kengai" (cascata).






4 comentários:

Duprat disse...

Ficou muito bom Ricardo,
Agora é deixar encompar um pouco as copas e vai ficar o bicho.
Tente sempre formar grupos independentes neste estilo. Massas de pequenos triangulos separados....fica sempre mais convincente também se eles (estes triangulos que formam as copas) tiverem a base horizontal
Parabéns pelo trabalho do vaso.
Grande abraço

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado, Marcelo. O Ronaldo me explicou que logo nascerão novas folhas na copa e, a partir daí, eu poderei ir podando para aprimorar o visual deste bonsai. Talvez, na ocasião, você possa me dar uma ajuda nesta poda...

Um abraço.

Anônimo disse...

Ricardo, de cerâmica e bonsai praticamente não sei nada, mas adorei a textura e as cores que aplicou....proporciou uma harmonia belíssima, valorizando ainda mais o Bonsai. Lindo!
Um abraço.

Anônimo disse...

.Ricardo parabéns por seu belo trabalho,lindo o vaso de bonsai,cores movimento Tenho predilecao por formas organicas.

Abracos