sábado, 6 de outubro de 2007

Iniciando Um Novo Trabalho



No meu outro blog (http://ricardarte.blogspot.com/) venho contando através de textos e imagens a minha história enquanto artista plástico dedicado à pintura, à cerâmica e à xilogravura. Mas aqui pretendo começar a mostrar uma faceta nova do meu trabalho, que está começando a tomar corpo agora: a criação de vasos de cerâmica para bonsai.

Segundo o autor espanhol J. Carlos de la Concha, a palavra bonsai significa literalmente: árvore plantada em um vaso de cerâmica.

Se esta definição é totalmente correta, não posso dizer com certeza, pois não sou conhecedor das técnicas de cultivo do bonsai. Contudo, de vasos de cerâmica entendo, pois há muito tempo que os venho produzindo com objetivos puramente artísticos. A minha entrada para esta área dos vasos para bonsai se deu por incentivo de um grande amigo meu, também artista plástico e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, chamado Marcelo Duprat.

Através de suas dicas e informações, fiquei sabendo que um dos tipos de vasos para bonsai é aquele conhecido como "orgânico", que de certa forma simula os movimentos curvilíneos encontrados na natureza como o fluir das águas de um riacho, o perfil das colinas e montanhas, a aspereza das rochas e a rusticidade das paisagem onde algumas árvores nascem, assumindo muitas vezes formas bastante curiosas.

Como esta idéia da forma orgânica me atrai especialmente, já que costumo criar meus vasos dentro deste contexto ligado aos elementos naturais ou às formas arcáicas criadas por povos antigos ou ditos primitivos, não me foi difícil entender o conceito e utiliza-lo para desenvolver meus primeiros vasos orgânicos para bonsai.

Todavia, como estou iniciando neste trabalho, sei que tenho bastante para aprender, principalmente sobre a arte do bonsai, mas acredito que com minha experiência de 26 anos fazendo cerâmica artística não me será muito difícil criar vasos nos quais possam ser cultivadas belas árvores em miniatura, formando ambos, vaso e árvore, um conjunto harmonioso que sirva para o deleite estético dos amantes destas duas artes - a cerâmica e o bonsai.

Para ilustrar, quero começar a postagem de fotos mostrando alguns exemplos da minha produção geral em cerâmica, buscando também situar os interessados em meu trabalho dentro do contexto da minha linguagem, do meu estilo como ceramista. Portanto, aí estão alguns dos meus vasos. São 5 peças de períodos variados, modelados livremente, coloridos com engobe e queimados a uma têmperatura de 1000° C. Eles servem para dar uma idéia do "orgânico" em meu trabalho, representado nas suas curvas assimétricas, em seu colorido natural e nas suas texturas rústicas.

Na próxima postagem, colocarei fotos dos meus primeiros vasos para bonsai.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, teus vasos são lindos. Gosto muito das pinturas e da forma do teu trabalho. Parabéns!
Sheila Lins
Curitiba-PR
slins@uol.com.br
(Ceramista preguiçosa q não sabe fazer blog)

Ricardo A. B. Pereira disse...

Muito obrigado, Sheila.

Ricardo A. B. Pereira